Excesso de água
Excesso de água durante o exercício faz mal?
Sim, beber muita água pode fazer mal à saúde.
A ingestão excessiva de água consequentemente desequilibra a concentração de eletrólitos no sangue.
Isto é , sobe principalmente o sódio, resultando na hiponatremia. Os sintomas incluem náuseas, dores de cabeça, inchaço cerebral, convulsões e coma.
A quantidade de água que uma pessoa deve beber depende de vários fatores . Situações como peso, idade, nível de atividade física, clima e função renal interferem . Em geral, adultos devem beber cerca de 2 litros de água por dia. Igualmente é importante ingerir água em pequenas quantidades ao longo do dia.
Para evitar a hiper-hidratação, é importante um fator . Não chegar ao ponto de não ter sede ou de ter que forçar para engolir a água. Na atividade física, transpiramos e por conseguinte suamos.
A ingestão de água é fundamental, mas se for excessiva, pode agravar esse desequilíbrio de eletrólitos.
Vale lembrar que a hiponatremia, pode exigir inclusive a hospitalização do paciente.
Ao repor água de maneira excessiva, a concentração de sódio no organismo baixa ainda mais.
Explica Luanna Caramalac, nutricionista com pós-graduação em nutrição clínica funcional integrativa.
Crianças e água
Beber água é fundamental para a saúde das crianças. Além disso, a quantidade ideal varia de acordo com a idade, atividade física, alimentação e estação do ano.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês só comecem a beber água a partir dos seis meses de vida.
Fontes:
Luanna Caramalac Munaro é nutricionista pela Uniderp (MS) com pós-graduação em nutrição clínica funcional integrativa pela VP (Centro de Nutrição Funcional).