O peso da gordura na balança
A balança não mostra a gordura corporal! Muitas pessoas se confundem e utilizam a balança como única métrica para acompanhar a perda de peso corporal.
A balança mostra o peso total, mas não faz a diferença entre massa muscular, óssea e gordura.
Por que a balança não explica tudo?
É possível perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Por conseguinte pode resultar em pouca ou nenhuma mudança no peso total.
Fatores como: retenção de líquidos causados por ciclo menstrual, alimentação e nível de exercício físico consequentemente mudam o peso na balança. Além disso , a estrutura óssea interfere também no peso.
Especialistas recomendam utilizar a fita métrica. Medir os quadris , cintura e outras regiões do corpo indicam a diferença. Igualmente tire fotos de seu corpo em diferentes ângulos para a evolução do corpo. Também é importante observar as roupas utilizadas no dia a dia e ver qual está mais folgada ou apertada.
É importante contar com a ajuda de um profissional para ajudar com plano alimentar e te orientar sobre as melhores formas de acompanhar sua evolução. Por outro lado , procure um educador físico para te ajudar na hora dos exercícios com carga e intensidade.
Caquexia
É o termo técnico para emagrecimento, estado de extrema magreza de um indivíduo.
Geralmente indicam o avanço de alguma doença.
Perder peso com saúde é indicador de uma vida equilibrada com alimentação e atividade física regular.
A balança é apenas uma ferramenta e não deve ser a única forma de avaliar resultados. Para ter uma visão mais completa da sua composição corporal, combine diferentes métodos . Além disso procure um profissional que te ajude a entender essa questão.
Um comentário em “O peso da gordura na balança”